Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

II Seminário de Estimulação Multissensorial ( )

No dia 7 de abril, às 8h30, aconteceu o II Seminário de Estimulação Multissensorial: Experiências Multidisciplinares com o Método Snoezelen, no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).
O objetivo da Estimulação Multissensorial Snoezelen (MSE na sigla em inglês) é criar uma sinergia entre os sentidos utilizando diversos estímulos sensoriais, como música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas, por meio de um ambiente construído especificamente para favorecer o desenvolvimento de capacidades e sociais e emocionais.

A primeira apresentação foi de Marisa Sella (Associação Snoezelen/Paraná) que abordou a história, os fundamentos e a prática do método Snoezelen, em seguida, a fonoaudióloga Silvia Moura e Silva (APAE Bauru) explicou os conceitos básicos que envolvem a intervenção com crianças com lesão cerebral. transfer news

Fechando a programação da manhã, o professor Eder Ricardo da Silva (Coordenador do Centro Snoezelen São Paulo) realizou a palestra "Prática de intervenção baseada em evidência com o método Snoezelen".

No período da tarde houve o workshop "Intervenção de Snoezelen: fundamentos para a prática com idosos com alterações cognitivas e comportamentais" com Luciana Loureiro (Florida International University) e apresentação de vídeos com relatos de experiências de intervenção. Encerrando as atividades, houve debate entre os expositores e o público.

O evento foi organizado pela professora Carla da Silva Santana, da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto e contu com o apoio técnico do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.

s